O Despachante Aduaneiro é o responsável por cuidar dos processos de Importação e Exportação das mercadorias que entram e saem do país.
Despacho Aduaneiro é o procedimento fiscal pelo qual toda mercadoria proveniente do ou destinada ao exterior deve ser submetida perante a Receita Federal.
Seus trâmites são inevitáveis no processo de nacionalizar (Importação) ou desnacionalizar (Exportação) a mercadoria, assim como cada um deles por si só tem suas burocracias, documentação e particularidades a serem cumpridas em conformidade com a nossa legislação.
As atribuições são diversas, a depender do que o cliente necessita, mas as clássicas são:
- Assessorar com os procedimentos do Despacho Aduaneiro;
- Realizar e acompanhar o despacho da mercadoria em conjunto com órgãos fiscalizadores;
- Representar o cliente perante órgãos públicos;
- Elaborar, conferir e registrar as transações aduaneiras de Importação e Exportação.
O Despacho Aduaneiro pode ser efetuado em zona primária ou zona secundária, e um dos pontos que precisamos ficar atentos (ainda mais com os valores de armazenagem) é com relação aos prazos para início do Despacho Aduaneiro, sendo:
- Até noventa dias da descarga, se a mercadoria estiver em recinto alfandegado de zona primária;
- Até quarenta e cinco dias após esgotar-se o prazo de permanência da mercadoria em recinto alfandegado de zona secundária.
De forma resumida, o Despacho Aduaneiro de Importação ocorre nas seguintes etapas:
- Registro da DI ou da DUIMP:
- Parametrização:
- Distribuição e conferência:
- Desembaraço Aduaneiro:
- Despacho Aduaneiro de Exportação
Despacho de Exportação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo Exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao desembaraço aduaneiro da mercadoria e a sua saída para o exterior.
(Art. 580 do Regulamento Aduaneiro)
Toda mercadoria destinada ao exterior, inclusive a reexportada, está sujeita a Despacho de Exportação, salvo exceções estabelecidas na legislação específica.
Atualmente o Despacho Aduaneiro de Exportação é processado por meio da DU-E (Declaração Única de Exportação) no Portal Único Siscomex.
Do mesmo modo feito na importação, o Fluxo de Exportação é seguido pelos processos a seguir:
- LPCO,
- DU-E,
- Parametrização,
- CCT
O Despacho Aduaneiro é um processo obrigatório exigido pela Receita Federal, que concentra todas as ações necessárias para Importar e Exportar, de forma segura e correta, qualquer tipo de produto.
Sua importância está no papel de fiscalizar, acompanhar e conferir todo procedimento legal para que seja realizado o desembaraço de mercadorias na chegada e na saída de diferentes países.
A PCM é especializada em despache aduaneiro há 15 anos e em todas as suas etapas. Já movimentamos milhares de teus em nossas transações por vias marítimas e aéreas. Entregando com segurança e responsabilidade aquilo que é essencial para a prosperidade dos nossos clientes.
Quer saber mais? Nos informe seu nome e e-mail que em breve nossa equipe entrará em contato.
Estamos localizado em São Paulo/SP – maior cidade da América Latina e coração financeiro do Brasil.
Nossos parceiros e agentes estão situados e disponíveis nos principais Portos e Aeroportos ao redor do mundo.